Depoimentos
MARCOS ALBERTO KOOITI HIRAKAWA
Oi pessoal, estou fazendo meu depoimento do BI Academy 1, que eu fiz do Piton nesse segundo semestre de 2016 e posso dizer para vocês que foi um bom curso, em todos os aspectos, principalmente da parte teórica que ele usou Ralph Kimball para fazer toda a modelagem de dados, explicou muito bem toda a parte de visão, de dimensões e a tabela fato e solução open source para construir a parte de hardware e software, usando pentaho e usando máquinas virtuais, Virtual Box.

Conseguiu dar um excelente acabamento, tanto teórico, tanto a parte de produção de exercícios para conseguir explicar pra gente o data warehouse.

Eu ainda não fiz todos os exercícios que estavam propostos nas aulas mas o pouco que eu já trabalhei, no mundo de BI e o que ele conseguiu explicar, eu acredito que tem muita chance de ser um excelente profissional, se fizer com afinco tudo o que ele está propondo.

Até logo gente, muito obrigado, até mais.
Ah, meu nome é Marcos Alberto.

LILIAN CRISTINA DE PAULA
Olá, meu nome é Lilian, eu sou analista de BI e eu fiz o curso BI Academy 1.0 com o Rafael Piton. O curso está ajudando demais na empresa onde eu trabalho, eu já estou conseguindo aplicar muita coisa no meu dia a dia, o que é muito bom.

O que eu posso dizer é que o curso vale muito a pena, o Rafael Piton está sempre disposto a ajudar, entende muito do assunto e o curso é muito prático, muito detalhado,não fica só na teoria.

Vale muito a pena, está agregando demais na minha carreira.

Parabéns pelo curso viu, Piton.
Abraço.

CAROLINE MATIAZI XAVIER
Olá Rafael, bom dia, primeiramente gostaria de agradecer todo o trabalho que você teve não só para desenvolver mas disponibilizar esse curso.

Um ponto que gostaria de informar é que é um curso direto, objetivo e bem claro.

Qualquer pessoa que tenha interesse e a vontade de aprender algo novo tem uma grande gama de documento à mão que ela pode consultar e desenvolver um conhecimento em cima do OBIEE.

Com relação ao curso só tem elogios, realmente o curso ele consegue apresentar informação desde o seu início, da sua construção dentro de uma camada semântica até a disponibilização final para um usuário que possa consultar uma análise simples ou que ele possa propriamente construir sua análise.

Esse é um curso que dá todo embasamento para quem queira conhecer e possa trabalhar com o OBIEE.

Isso eu achei muito interessante e você sempre se mostrou muito presente para tirar qualquer tipo de dúvida e auxiliar quem tenha algum tipo de dificuldade de desenvolvimento.

Novamente muito obrigado, boa sorte sempre no seu caminho.

DORIVAL VASCONCELOS DOS SANTOS
Bom, primeiramente eu gostaria de me apresentar, me chamo Dorival Vasconcelos, eu fui aluno do BI Academy 1 e queria compartilhar um pouco vocês sobre a minha experiência.

Eu já conhecia o Rafael Piton das redes sociais, já tinha visto alguns vídeos dele e quando ele surgiu com a turma número 1 eu resolvi me inscrever pra ver se realmente era como eu imaginava que fosse.

De cara eu fiquei logo espantado com a questão da carga horária, do que tinha sido acertado entre os alunos e o Piton e o que realmente aconteceu.

Foram oito, dez, doze horas de aula, praticamente somente o intervalo do almoço e muito porque o Piton tinha muita vontade de passar o conhecimento e a turma também estava interessada, então a gente acaba se excedendo na hora e isso foi muito legal.

Outro detalhe foi com relação ao que nós vimos durante o curso né, desde a entrevista com o cliente, a fazer perguntas chaves de maneira a abordar o cliente, levar ele a uma decisão, e assim, foi um conhecimento que agregou muito pra mim.

Durante esse curso nós não vemos somente a parte técnica mas também outras áreas, áreas de venda, podemos ver também, que foi muito interessante a parte de metodologias ágeis, aplicar o scrum a projetos de BI e também comecei a praticar isso no meu trabalho, não somente em BI mas também nas outras áreas e tudo isso foi bem interessante de ver.

Falando sobre ferramentas propriamente ditas, nós vimos o pentaho, vimos aí a construção do banco, ETL, a extração dos dados da base de dados do legado, a criação do Staging, e a configuração da dashboard em si.

Eu trago pra minha experiência isso e eu que estou aplicando no meu trabalho, é poder entregar a informação para o cliente, entender o que o cliente quer e poder entregar isso pra ele, então assim, recomendo o curso, aos que estejam motivados a estudar porque realmente é bastante conteúdo.

Abraço a todos.

ROBSON NASCIMENTO
Bom pessoal, gostaria de deixar meu depoimento, do curso ministrado pelo Rafael Piton, BI Academy versão 1, no qual eu tive um grande aprendizado com o mestre Piton, tive oportunidade de conhecer várias ferramentas, várias dicas de pentaho, linux, modelagem relacional, modelagem dimensional, ETL, entre outras atividades que são essenciais para o nosso mundo de BI.

Essas informações em me ajudam muito a ter uma visão ampla sobre o BI tanto na minha empresa, no qual eu atuo, e nos projetos que eu tenho iniciado como consultor de BI em outras empresas.

Quem não fez o curso, eu recomendo.

JOÃO JUNIOR
Eu chamo Junior e já sou analista, já tem algum tempo que eu trabalho com BI e não conhecia o OBIEE.

Através de compartilhamento da turma, os vídeos chegaram até a mim, me inscrevi no curso, fiz o curso, foi de grande valor para a minha carreira, ou seja, vai agregar bastante meu currículo e pra quem não conhece, quem não fez ainda, eu recomendo.

Parabéns aí, sucesso.

CAROLINE MATIAZI XAVIER
E aí pessoal, tudo bem? Meu nome é Caroline e fiz parte da primeira turma do BI Academy, junto com o Piton.

Nesse curso a gente teve um viés muito bom de parte técnica, parte funcional e parte de lida com o cliente.

Na parte técnica a gente teve um embasamento muito grande, todas as ferramentas que a gente pode utilizar para propiciar um projeto, a parte de modelagem, a parte de OLAP, a parte da apresentação em tela, até como construir melhor uma análise que vá de acordo com a necessidade do cliente.

Na parte funcional a gente teve um viés muito bom de como implementar documentos, de como acordar com o cliente, saber fazer os questionamentos certo pra que o que seja desenvolvido esteja de acordo com as reais necessidades dele.

Na parte de lida com cliente, acho que esse é um ponto bem delicado, foi indicado pra gente a melhor forma de fazer as perguntas, de como encarar as necessidades do cliente durante o dia a dia, identificar esses pontos que podem fazer grande diferença.

O Piton é uma pessoa que sempre esteve disponível, ele sempre ajuda, há muitas dúvidas durante o processo de desenvolvimento de todas as etapas do BI Academy e sempre esteve lá esclarecendo e até apresentando mais esclarecimentos do que era necessário.

Ele faz o possível para tornar a equipe sempre interessada e sempre envolvida no projeto. É um curso puxado, mas é um curso que puxado, ele traz ótimos resultados.

Recomendo a todos.

EDUARDO FREITAS
Fala galera ai do curso de OBIEE, meu nome é Eduardo e eu vou deixar aqui o meu depoimento sobre o curso de OBIEE dado pelo Rafael Piton, e não só um depoimento mas uma revelação.

Eu estudo do banco de dados, me interessei pela área de banco de dados mas nunca tinha pensado especificamente na área de BI, então de repente eu encontrei na internet essa maravilhosa comunidade e encontrei também um cara que tá mudando realmente minha vida, o Rafael Piton, porque através do curso dele, de OBIEE, que descobri essa área de BI e comecei a estudar outras coisas, comecei a ver o que tem por trás tudo isso e meu, é muito bacana, é maravilhoso.

Falando do curso específico, ele é excelente, a didática do Rafael Piton, ela é compreensível, ela é cuidadosa, o cara realmente tem uma preocupação com quem está do outro lado, ele não fala, mas ele se preocupa se a informação que ele está passando está chegando a pessoa e isso é essencial.

Beleza então, nota 10, o curso é show de bola, quem puder ver, veja, se tiver outros cursos, nós vamos fazer com certeza, é maravilhoso.

Então desde já, muito obrigado pelo curso, agregou muita coisa na minha vida e até a próxima, a gente se vê nas comunidades, obrigado.

JULIO PEREIRA
Tudo bem Rafael?
Aqui é o recado do Julio, do Paraná.

Gostaria de agradecer a oportunidade, que você nos deu de conhecer essa gigantesca ferramenta Oracle OBIEE. Parabenizar pelo projeto e por todo conhecimento que você nos passou durante esse perí­odo do curso.

Eu, particularmente, ainda tenho muito o que conhecer sobre essa ideia de BI, por isso tive algumas dificuldades de conhecer algumas partes da ferramenta.

Como ainda preciso dar um salto, um pouquinho maior, de conhecimento, não vou utilizar a ferramenta por enquanto, mas já posso incluir no meu currí­culo esse curso sobre OBIEE.

Parabéns pelo projeto e agradeço a oportunidade que você nos deu de conhecer.

Estou aqui, de longe, do Paraná, acompanhando pelo Facebook, pelo YouTube, tudo o que você está nos passando e compartilhando de informação.

Valeu, um abração.
Até a próxima.

CLÁUDIO RIGONI JUNIOR
Olá pessoal, meu nome é Cláudio, a galera me conhece como Rigoni, estou aqui para dar um breve depoimento sobre o treinamento BI Academy, do Piton.

Para quem já conhece ele, já está acompanhando todo o seu trabalho de divulgação do BI nos canais de comunicação, dos vídeos no YouTube, já perceberam que tem paixão quando ele falou sobre o assunto, né?

E por esse motivo que o treinamento dele é ótimo, pois todas as explicações são muito ricas em detalhes, às vezes ele até se empolga um pouco no assunto, acaba até passando mais conteúdo do que estava dentro do programa, do programado, mas isso é um ponto positivo, não é?

Bom galera, ele sempre comenta que BI não é ferramenta, esse é um conceito.
E por esse motivo ensina todos os passos de um projeto de BI, da análise de levantamento de requisitos, criação de dashboard, data mart, data warehouse, abordagem de conceito star schema, criação de todo o processo de ETL, tipos de slowly changing dimension, criação de cubos extrações de relatórios, drill down, drill up, criação de dashboards, painéis dinâmicos.

Ah, uma dificuldade também que percebi, foi que alguns alunos no
treinamento que eu participei tiveram foi um entendimento do grão da informação, como chegar no grão da informação, como obter o menor nível da informação, isso foi um detalhe muito importante no treinamento que o Rafael conseguiu abordar,deixar todo mundo entender o assunto, ele fez um vídeo, postou no youtube, muito bem explicativo e ainda uma frase que a galera vai entender, ele conseguiu deixar todo mundo na mesma página.

E por fim, até chegada da escolha de uma ferramenta pra utilizar,
para conciliar todas as informações, trabalhar, finalizar um projeto de BI, que no caso do projeto que participei foi o pentaho, foi a ferramenta open source, ótima e show de bola.

Esse treinamento é pra quem quer conhecer muito o mundo de BI e entrar no mercado, obter ótimos conhecimentos, uma visão completa de necessidade de um projeto, seja ele pequeno, médio, grande, não importa, ele te dá todos os subsídios necessários, até mesmo pra você que tem o plano de montar uma consultoria, vender BI, conseguir seus primeiros clientes, esse curso é muito bom porque ele te ensina um pouco da pré venda, como conquistar o cliente, toda abordagem necessária ou seja, um curso ”completaço”.

E agora só vai depender de você se organizar e cair de cabeça no treinamento.

Ah, e como diz um sábio filósofo Rafael Piton, caixão e vela preta, não é?

Galera é isso, esse é meu depoimento, minha demonstração de contentamento com o treinamento e aposto que vocês também irão gostar muito e quero ver os próximos depoimentos confirmando a minha opinião.

É isso galera, abraço.

GUSTAVO CARVALHO
Oi, eu sou Gustavo Carvalho, vim aqui pra dar um depoimento sobre o curso dado pelo Rafael Piton, curso de Oracle OBIEE 11g, Oracle BI 11g, um curso muito bom, muito legal e inicialmente eu achei que o curso seria bem básico, só explicando mais ou menos, mas não.

O curso é totalmente prático, desde a criação de um repositório, a criação de dashboard, parte de segurança, sabe, actions.

Funciona, ele mostra a instalação da ferramenta. Então o curso é bem legal, acho que a iniciativa é bem maneira, e é isso daí­.

Agora vou esperar né, que venham novos cursos e quero agradecer ao Rafael Piton né, por ter disponibilizado esse curso pra gente.
Abraço.

ROZENRAURIO OLIVEIRA BORGES
Boa noite, meu nome é Rozenaurio, participei da primeira turma de BI Academy, o curso superou todas as expectativas foi além um pouco pois tivemos alguns bônus.

O Rafael entregou tudo que prometeu, mais um pouco, se dedicou de forma categórica, muito top, índico para qualquer um.

Agora falar um pouco do profissional, antes do curso, eu trabalho numa empresa como analista de sistema, sou responsável por gerar relatório, geral planilhas e sempre vendi a ideia de BI, porém a empresa nunca acreditou.

Comecei a fazer algumas coisas amadoras, conectar o exel direto no SQL Server,buscar informações reais e direto no banco, mas nada profissional.

A partir do momento que eu fiz um dashboard simples no excel, com essas informações do banco, começaram a acreditar.

Após o curso, somente com os exemplos, em curso, que fizemos a empresa apostou, tirou todas as funções de geração de relatórios, esse tipo de coisa e estou há dois meses só por conta de montar data warehouse, montar as visões, pois além do BI e eu tomo conta da controladoria.

Então pra mim foi 100% só o fato do conhecimento que o Rafael passou e eu poder discutir com o meu diretor, pra mim, já deu um up na minha carreira e um reconhecimento que eu estava esperando.

Indico a todos e qualquer um que esteja interessado.

JEFFERSON BARBOSA DIAS
E aí pessoal, tudo bem? Meu nome é Jefferson, da cidade de Timbaúba, Pernambuco.

Eu sou formado no curso de sistema de informação e foi durante o curso que eu tive os primeiros conselhos referentes a BI.

Achei muito interessante essa área de análise de dados e passei a pesquisar mais sobre este assunto.

Foi aí que eu encontrei os vídeos do Rafael Piton na internet e achei um
conteúdo muito bom, ele sempre postava vídeos muito interessante e eu passei a acompanhar ele.

Também quando fiquei sabendo do lançamento do curso BI Academy, eu decidi fazer esse investimento e participei do curso, da primeira turma desse curso.

Eu aprendi praticamente do zero.

Reaprendi tudo que eu sabia referente aos conceitos. Porque no curso o conteúdo é passado, é voltado para a realidade do mercado de trabalho, para o que as empresas esperam do profissional e isso é muito bom porque você está ali tendo a consciência do que você vai se deparar, na realidade do seu dia a dia.

E eu reaprendi tudo do zero, tanto os conselhos, que são muito importantes, quanto à aplicação, a prática na ferramenta pra desenvolver uma solução de BI completo, passo a passo.

E o conteúdo, ele foi passado de uma forma muito clara, muito objetiva e de fácil assimilação para qualquer pessoa e eu tenho certeza que você também, mesmo sem nenhum conhecimento nesta área, você vai conseguir aprender, você vai conseguir desenvolver uma ferramenta completa, uma solução de BI para as empresas.

No final deu tudo certo, graças a Deus estou com a minha própria empresa, eu estou iniciando, atendendo já alguns clientes nessa área de BI, de desenvolvimento de soluções, de análise de dados e também gostaria de agradecer ao Rafael Piton pelo conteúdo de qualidade disponibilizado durante esse curso.

Obrigado, abraço a todos.

ERIC MALZONE
Fala galera, fala Piton, boa tarde, tudo bem?

Bom vim aqui falar um pouquinho do BI Academy 1 onde eu participei com a galera aí, e foi muito bacana. Eu queria dizer que eu gostei bastante, eu tive um aprendizado surreal com o Piton, a entrega dele no processo, no curso em si é impressionante, o comprometimento dele, a didática, a capacidade que ele tem de transmitir, de passar informação.

Gente, o BI Academy 1 foi sensacional, foi um dinheiro muito bem investido, na verdade como nós mesmos falávamos, foi um curso barato perto das informações, de tudo o que foi passado para nós, né. Eu faria tudo de novo e é por isso que estou aqui, eu quero continuar fazendo parte do time, eu quero continuar aprendendo com o Piton e isso na minha vida pessoal, isso me completou muito, pessoalmente atendendo às minhas expectativas do curso e também profissionalmente onde eu tenho muito mais ênfase, eu tenho muito mais condições de falar sobre determinado assunto com muito mais segurança aqui no trabalho, pois eu estudei muito, estudei muito com a galera em geral, com o Piton, então assim, estou muito satisfeito, eu quero continuar fazendo parte do time, quero continuar sempre que eu puder estar participando de algum curso, fazendo, eu gosto de sempre estar me atualizando.

Então gente, é isso aí, espero que as novas pessoas que entrem, aí quem tiver meio pensativo, galera eu comprei o curso assim no susto porque eu peguei um hangout, do Piton, online no facebook, teve algum tempinho ali explicando e teve que comprar ali, mas é aquela coisa, se você não arriscar, se você não souber que você quer para sua vida, vai ficar um pouco complicado mas a gente tem que arriscar e assim, porém foi um pequeno risco, digo, eu já tinha uma noção do Piton, do quanto ele é profissional e do quanto ele é reconhecido, então assim, foi supertranquilo, então eu gostei muito e queria agradecer mais uma vez ao Piton e toda a equipe dele que nos atendeu.

É isso aí galera, vamos pra cima, vamos continuar batalhando, estudando, vamos fazer um mundo diferente aí e criar mais oportunidades para nós que não somos acomodados, tá?

Aquele abraço para todo mundo.
Tamo junto.

VALTER NAZARIO
Olá pessoal, tudo bem? Meu nome é Valter Nazário e estou gravando este vídeo, este depoimento para falar sobre o curso do BI Academy.

E eu gostei demais desse curso porque aprendi bastante, agregou muito.

Primeiramente estava com intenção de fazer o curso pra crescer profissionalmente nessa área de BI, mas eu vi que também tem as vertentes, eu posso tanto ir para o lado de ter a minha empresa, consultoria, quanto crescer profissionalmente, porque como o Piton sempre disse: BI não é ferramenta e sim essa metodologia e utilizando essa metodologia com a ferramenta open source, Pentaho, foi fundamental unir a prática… a teoria com a prática.

Hoje onde eu trabalho, nós trabalhamos com a ferramenta da Oracle para fazer extração de dados, utilizamos o ODI para fazer a camada de apresentação RPD, o repositório e OLAP onde camada final de apresentação utilizando o OBIEE 11g e agora estamos terminando migração para a nuvem, pro BICS, onde geram os painéis, os relatórios. Mas nesse curso, eu sou formado em sistema de informação, fiz MBA em BI mas aprendi muita teoria, teoria, teoria, chegava no dia a dia, na prática, eu falei ”poxa eu estudei e agora?” não era nada daquilo, porque era o mundo dos sonhos, tinha os cases tudo certinho mas no dia a dia eu vi que era complicado e eu vejo o Rafael Piton como um exemplo, assim, como se ele começou como ajudante de pedreiro, foi pedreiro, mestre de obra, até se tornar engenheiro, empreendedor, e ele conhece todo o processo e isso é fundamental e na ministração do curso, eu sentia paixão porque ele faz realmente algo que ele gosta e aí­ é o diferencial, porque ele ficava diversas horas, não se importando, ele deu conteúdo a mais do que ele tinha falado no início e isso é tremendo porque já fiz diversos cursos e eles passavam o conteúdo certinho, dava hora, pronto, porque o interesse é vender curso, vender curso, independente se você aprendeu ou não.

Eu vi que o interesse do Rafael é com que nós realmente aprendêssemos, ele foi, ele insistiu, se dedicou, se propôs e eu achei fundamental porque nós aprendemos desde o iní­cio do levantamento de requisitos com o cliente, entender escopo, o negócio do cliente para pegar coletar todas essas informações, modelar essas informações, porque é fundamental, a modelagem de dados, porque se chegar lá no final e a modelagem estiver errada, o projeto vai para o buraco, fazer prototipação, mostrar para o cliente como vai ficar, e ele utilizou a metodologia ágil porque ele vai mostrando pro cliente, vai ficando assim, ficando assim, e nesse processo da pro cliente falar ”não é assim desse jeito”, porque se você faz todo o projeto, você fala ”é isso” e o cliente ”não é isso”, daí­ você vai perder tempo, perder dinheiro.

É fundamental essa metodologia ágil que ele implantou, ensinou a utilizar o Kanban, os Sprints e você faz essa modelagem, pega todos os dados do cliente, faz a extração de dados, coloca na base do BI, joga pro DW, cria o Data Mart e depois faz a camada de apresentação com Workbench, e depois o OLAP faz o frontend, onde vêm os relatórios, dashboard, todo esse procedimento.

Foi fantástico tudo isso que nós aprendemos, eu recomendo esse curso, se você tem pretensões de abrir sua empresa ou conhecer mais, crescer profissionalmente. Mas eu falo uma coisa, tem que ter dedicação.

Você se dedica, você segue todo o cronograma, você estuda, vai atrás, busca o conhecimento que isso vai ser diferencial e você vai ser bem sucedido.

Tem poder quem age.
Obrigado.