O que é KPI?

O que é KPI?

 

Um KPI é um cálculo realizado nas métricas de negócios usadas para avaliar os fatores que são cruciais para o sucesso de uma empresa.

 

 

KPIs se diferem por empresas;

KPIs de negócios podem ser a receita líquida ou uma métrica de fidelização de clientes.

KPIs em BI são usados para avaliar as tendências de negócios e orientar as possibilidades de ações táticas na empresa.

 

 

 

Antes de você criar seus KPIs, os seguintes requisitos devem ser atendidos:

– Você deve ter um processo organizacional pré-definido.

– Você deve ter objetivos de negócios claros para o processo.

– Você deve ter medições quantitativas e qualitativas.

– Você deve ter uma abordagem ativa destinada a encontrar e corrigir as variações da empresa.

Agora, vou dar um exemplo para você, utilizando o KPI de Turnover.

Antes de mais nada, o Turnover é um conceito frequentemente utilizado nos departamentos de RH  para medir a rotatividade de pessoal em uma empresa, ou seja, as entradas e saídas de funcionários em determinado período de tempo.

O cálculo de turnover tem a função de determinar a porcentagem de substituições de funcionários antigos por novos e, consequentemente, analisar a capacidade da empresa em manter os seus colaboradores.

A fórmula para cálculo do turnover é:

[(nº de demissões + nº admissões)/2] / nº de funcionários no período analisado.

Depois disso, esse valor é multiplicado por 100 para obter a percentagem.

 

De forma resumida e objetiva eu separei  as métricas e KPI’s da seguinte forma:

  • Métrica 1: Nº de demissões;
  • Métrica 2: Nº admissões;
  • Métrica 3: Nº de funcionários;

O resultado da fórmula utilizando as métricas 1,2 e 3 é o nosso KPI de Turnover.

Abraço,

Rafael Piton.

 

Deixe um comentário 🙂
mautic is open source marketing automation